Discolivros

Notícias, recomendações e curiosidades sobre o mundo dos livros

Ler, qual a importância de praticar a leitura diariamente?

Ler, qual a importância de praticar a leitura diariamente?
Autor: Nicollas Dantas Valcanaia
Data da publicação: 22 de junho de 2020
 

Para o desenvolvimento de meninos e meninas em seu estágio de crescimento, é de vital importância saber como colocá-los no hábito de ler. Transformar o hábito de ler em um hobby interessante, em vez de uma obrigação, ajudará muito a melhorar uma gama de habilidades cognitivas e a prepará-las para a vida adulta. Os livros são um pilar fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Embarcar na leitura desde a infância não apenas proporciona prazer e entretenimento, mas também traz uma magnífica herança cultural, científica e literária. É um transporte mais eficaz que nos aproxima de mundos novos e interessantes.

A leitura é um maravilhoso processo interativo no qual é estabelecida uma importante relação entre o texto e o leitor, que contribui para o desenvolvimento das áreas cognitivas do cérebro e o desenvolvimento emocional. A importância de adquirir esse hábito desde tenra idade baseia-se em seus benefícios ao estudar, adquirir conhecimento e na possibilidade de as crianças experimentarem sensações e sentimentos com os quais desfrutam, amadurecem e aprendem, riem e sonham.

Quais são os principais motivos para ler todos os dias?

Melhor função cerebral, prevenção de doenças neurodegenerativas e redução do estresse são alguns dos benefícios principais da leitura diária. As razões pelas quais você deve ler diariamente são muitas, desde estimulação cerebral e redução do estresse, até o prazer e o desenvolvimento da sua criatividade. Lembre-se de que o conhecimento não ocupa espaço e por isso tudo o que você lê permanece em sua consciência e vem à tona quando você precisar.

É bom ter informações de todos os tipos, pois você estará equipado para enfrentar qualquer situação. Embora possamos não perceber, muitas das coisas que aprendemos aplicamos mesmo diariamente. Hoje há um número infinito de fatores de distração. Mesmo quando se trata de verificar e-mails de trabalho, encontramos anúncios em páginas da Web que desviam nossas mentes com cores atraentes.

Ao ler um romance, por exemplo, não existem variáveis que não contribuam para o nosso relaxamento portanto, atenção e concentração são exercidas, o que é tão difícil de alcançar hoje com tanta informação.

Se você quiser expandir o seu vocabulário, como a leitura pode ser a sua principal ferramenta

Você já ouviu isso milhares de vezes: a melhor maneira de melhorar o vocabulário é lendo. Isso é verdade desde que recorramos a uma leitura carregada de vocabulário complexo. Se lemos um livro focado em adolescentes, duvido muito que você encontre mais de duas palavras que você não identifique. O ideal é recorrer a romances históricos, pois muitos deles usam palavras em desuso. Também ajuda a ler livros sobre tópicos específicos, onde você aprenderá muitas palavras sobre o tópico em questão. Por exemplo, um romance de piratas poderia ensinar a você quais são as partes de um navio ou quais expressões os marinheiros do século XVIII costumavam usar.

Como conseguir treinar o seu cérebro para ler todos os dias?

Ou porque você é alguém que deseja retomar a leitura depois de um longo período de tempo ou porque nunca leu um livro em sua vida e deseja mudar isso de qualquer maneira, é essencial começar com os livros pelos quais você é apaixonado.

Não basta que você goste do gênero ou do tema, o próprio livro deve fazer você se apaixonar, amá-lo e se maravilhar com ele. Deve ser uma daquelas aquisições que, uma vez lidas, você as coloca na sua melhor prateleira como se fosse um tesouro. Essa é a chave: se você seguir este passo à risca, garanto que você adotará a leitura em sua vida, mesmo que nunca tenha tido esse hábito.

Se você inicia um livro e, depois de várias páginas, perde todo o interesse e não se importa com o que acaba, deixe-o. Volte para a biblioteca ou livraria e tente novamente com outra. Você retomará as leituras abandonadas quando tiver adquirido um ritmo que permita lidar melhor com assuntos menos emocionantes.

Um erro tão comum quanto perigoso é se forçar a ler livros dos quais não gostamos, simplesmente porque os críticos dizem que são muito bons. Estou convencido de que, pelo menos, uma vez na vida você tentou ler para si mesmo um daqueles clássicos da literatura, e foi tão tedioso e chato que você teve vergonha de admitir isso.

Como se você fosse a única pessoa no mundo que bocejou uma obra-prima da Literatura Universal. Não, você não é um esquisito, apenas prefere outro tipo de leitura. E acredite, muitos romances famosos do mundo são superestimados, mas chegaram a um ponto de reconhecimento que ninguém ousa desprezá-los. Não se complique, se você não gosta do que lê, não importa quantas edições sejam necessárias, não precisa continuar lendo.

Quais são os livros que todo homem deveria ler antes de morrer?

Um bom livro pode ser uma experiência incrível. Ele ensina sobre coisas além de seus horizontes diários, conecta você com as mentes mais brilhantes e pode criar personagens tão reais que você parece conhecê-los. E o melhor é que temos a sorte de viver nesta era, por que não aproveitar a leitura o máximo possível?

Há alguns anos livros e, em geral, o acesso à informação era acessível a muito poucas pessoas. Na época, o clero e a Igreja guardavam livros como ouro. Atualmente, o acesso à informação é ilimitado. Muitos de nós temos o privilégio de ler os livros que queremos, mesmo de graça.