Ler um livro e o mundo através da imaginação
A linguagem sem sombra de dúvidas foi uma das invenções mais importantes do homem e através dela que podemos nos comunicar e transmitir nossas ideias. Por isso leitura representa um verdadeiro presente já que para ler a única coisa que precisamos saber é conhecer o código de linguagem utilizado.
Desse modo, um livro representa todas essas características unidas em torno de uma ideia ou romance. Através dele nos emocionamos, viajamos para lugares desconhecidos, até mesmo se esse lugar apenas existe na nossa imaginação. Nesse sentido, nesse artigo vamos entender a importância da leitura nas nossas vidas e como ela pode ter efeitos positivos na nossa saúde.
Ler é construir uma ponte entre o real e o imaginário
Provavelmente você não se deu conta até agora que o meio de transporte mais rápido e eficiente do mundo está esquecido por aí em alguma instante. Um livro é um meio de transporte que pode nos levar a destinos que em alguns casos só existiram na sua cabeça. Ele dá a oportunidade de nos encontrar com grandes pensadores que mudaram por completo a nossa maneira de pensar.
Logo, ler também se entende como uma porta que se abre para infinitas possibilidades com universos mágicos, histórias que retratam o passado, além de visões do futuro. Desse modo, um livro serve como uma ponte mágica que nos conecta diretamente com a nossa imaginação. Ele também serve como uma excelente terapia e uma ótima atividade para trabalhar com a concentração, imaginação e memória.
Ler, criar, construir e compreender
Assim um livro tem a capacidade de nos nutrir, questionar e oferecer uma outra perspectiva. Por essa razão a leitura é uma atividade tão enriquecedora, ainda se o que lemos tem um sentido especial para nós. Isto é, não é a mesma coisa ler sem atenção e rápido que conectar com aquilo que o autor quer dizer através de cada palavra.
Nesse sentido, entrar na mente dos personagens e imaginar o contexto que estão inseridos, fantasiar os detalhes e recriar conversas. Todas essas são características de um livro que somados a uma boa história ou conteúdo se convertem no entretenimento perfeito para o seu cérebro.
Benefícios psicológicos da leitura
Quando lemos algo que temos interesse ela se torna prazerosa e funciona como uma porta aberta a aprendizagem. Ou seja, através dela nos transportamos a cenários inimagináveis, além de experimentar uma eferverscência de emoções que emanam de cada página. De fato ler fortalece processos mentais como a memória, o pensamento lógico, além de trazer novas maneiras de pensar.
De acordo com algumas pesquisas científicas, quando lemos, determinadas áreas do nosso cérebro são ativadas e funcionam em conjunto. Dessa forma, o córtex ocipital e temporal para o reconhecimento da linguagem utilizada e o lóbulo temporal e hipocampo para interpretar aquilo que foi lido.
Ler reduz o estresse e melhora o nosso vocabulário
Além das inumerosas vantagens que estão vinculadas ao hábito da leitura, ler também tem uma grande influência na nossa habilidade cognitiva. Isso ocorre pelo efeito que a leitura tem sobre o nosso cérebro. Em outras palavras, a leitura distrai a nossa mente das pressões e das preocupações do dia a dia. Decerto, funciona em muita ocasiões como um refúgio onde podemos liberar todo o nosso potencial criativo a nosso favor.
Além do mais, outro importante benefício está relacionado ao nosso vocabulário, principalmente se estamos constantemente variando entre gêneros literários. Assim, estabelecemos uma conexão entre as palavras que escrevemos, falamos e escutamos. Finalmente, incrementando o nosso léxico e de forma indireta, melhorando a nossa ortografia.