Livros de capa dura ou de capa mole?
É difícil definir qual é a melhor opção entre um livro de capa dura ou um livro de capa mole, vai depender da praticidade que cada pessoa quer ter ao adquirir um livro e da necessidade individual de cada um. Fatores como o gosto pessoal, o modo de vida, qual o formato que se adaptará melhor ao que você está buscando, tem que ser observados e levados em consideração porque irão influenciar e muito na hora da escolha.
Um aspecto que é muito importante a se ter em vista sempre, são os cuidados necessários que cada livro exige, sendo assim, antes de escolher qual dos dois tipos de capas comprar, tenha sempre em mente se você é uma pessoa mais cuidadosa ou mais largada, se vai precisar estar transportando o livro para todo lado ou se vai ser um livro de bolso ou de cabeceira, se você vai usá-lo também para decorar algum ambiente, levando tudo isso em consideração, você poderá tirar o melhor proveito do seu livro e fazer a escolha certa, que se encaixa perfeitamente às suas necessidades e ao seu estilo de vida.
Vantagens e desvantagens dos livros de capa dura
Começando com as vantagens, esse tipo de livro tem inúmeras, como por exemplo: são livros que tem uma durabilidade muito maior, isso porque não se dobram e as folhas estão bem presas, o que impedem que se soltem com facilidade; algumas edições saem primeiro na versão com capa dura; visualmente são mais bonitos, podendo até serem utilizados na decoração de ambientes, essas são somente algumas das vantagens.
Mas como nem tudo são flores agora vem as desvantagens desse tipo de capa de livro: são, na sua grande maioria, mais caros do que a edição de capa mole; são mais pesados e muitas vezes mais incômodos de se manusear na hora de ler; geralmente tem um tamanho maior dos que os de capa mole, por isso mesmo não são muito práticos para se transportar e ocupam mais espaço dentro da bolsa ou da mochila e também são versões que podem ser mais difíceis de serem encontradas.
Outro aspecto a se ter em conta e que muitas vezes passa despercebido é o tamanho do livro, um livro muito grande tem uma probabilidade muito maior de dobrar, estragar e soltar as páginas, por isso, nesse caso específico, optar pela capa dura seria a melhor opção, isso porque esse tipo de capa protege mais o livro, podendo preservá-lo por muitos anos.
Vantagens e desvantagens dos livros de capa mole
Podemos citar algumas dentre as várias vantagens desse tipo de livro: são muito mais fáceis de se manusear na hora da leitura; não pesam tanto quanto os livros de capa dura; são mais flexíveis; são muito mais baratos, a diferença de preço entre esses dois tipos de livro pode variar bastante; são mais fáceis de serem transportados, isso porque pesam menos e ocupam menos espaço, também porque há edições de capa mole que são menores do que o seu modelo em capa dura.
Dentre as desvantagens podemos citar: são muito mais fáceis de se estragarem, o cuidado com esse tipo de capa tem que ser redobrado, isso porque a capa mole não protege tanto quanto a capa dura; muitas vezes o design das capas mudam, assim, o mesmo livro pode ter dois modelos de capas diferentes, dependendo se é uma edição com capa mole ou com capa dura.
Se você quer um livro para levar em uma viagem ou para ir ler em um parque, na praia ou em uma cafeteria por exemplo, a versão de capa mole será a ideal, justamente pela facilidade de se transportar, as versões de bolso são as melhores para esses casos específicos.
E quanto aos livros digitais?
Também conhecidos como livros eletrônicos ou e-book, são aqueles livros que estão em formato digital, ou seja, a leitura pode ser feita através de equipamentos eletrônicos. Podem ser encontrados em vários formatos como: PDF, HTML, Epub (formato padrão de arquivos digitais para ebooks), dentre outros.
Os programas que possibilitam a leitura desse tipo de arquivo também são variados e de fácil acesso. Hoje em dia é possível encontrar muitas versões e opções de livros digitais, muitos deles, disponibilizados gratuitamente na internet. Ideais tanto para os momentos de lazer como também para auxiliar na educação, facilitando a vida dos professores e revolucionando o modelo de ensino tradicional.
Para quem tem acesso a um computador, notbook ou qualquer outro aparelho eletrônico em que seja possível ler um livro digital, essa é uma opção boa e muito mais barata.