Por que escrever faz bem pra saúde?
A escrita foi de fato uma das invenções tecnológicas mais importantes e o que deu o início a inovações tecnológicas na nossa sociedade. De fato, ela serviu para estender ainda mais o conhecimento através das gerações e até os dias de hoje é uma das ferramentas fundamentais na formação educacional de um indivíduo.
Assim sendo, da mesma maneira que a escrita a leitura também é uma das características mais marcantes do homem moderno. Mas você sabe qual a importância da prática da escrita na vida de um adulto? Nesse artigo vamos apontar alguns dos principais benefícios da prática da leitura e por que ela é tão importante para o desenvolvimento cognitivo de uma criança.
Escrever ajuda a organizar o pensamento
Toda habilidade cognitiva que o homem desenvolveu até hoje é fruto da prática e do desenvolvimento de hábitos. Desse modo, quanto mais você ler, mais fácil será ler no futuro se essa atividade se transformar em um hábito.
O mesmo ocorre com a escrita, quanto mais você escrever maior será a sua capacidade de ordenar e expressar os seus pensamentos. Nesse sentido, a prática da escrita é uma excelente maneira de desenvolver e organizar os seus pensamentos de maneira coesa. De fato, a escrita por si só é uma versão pragmática dos nossos pensamentos.
O autoconhecimento através da escrita
Organizar e entender os pensamentos de forma prática é uma excelente maneira de se autoconhecer. Na verdade uma coisa completa a outra, ou seja, quanto mais nos autoconhecemos melhor e mais fluída será a nossa escrita.
Por isso que normalmente uma das primeiras lições em uma terapia com um psicólogo é começar a manter os registros das nossas atividades diárias, popularmente conhecido como um diário. Dessa maneira podemos nos conhecer ainda mais, com a liberdade de ser realmente quem somos, sem nenhum tipo de julgamento.
A sua memória está intimamente relacionada com aquilo que você quer escrever
A memória está intimamente relacionada com a escrita como a escrita está com a memória. Ou seja, escrever também é um processo de recapitulação do código de linguagem que representa aquilo que estamos escrevendo. Além do mais, serve como uma maneira de expandir ainda mais o nosso vocabulário em um ciclo positivo de autoaprendizagem.
Por isso, praticar a escrita diariamente favorecerá os padrões de aprendizagem e consequentemente os da memória.